Segurança alimentar
O Projeto Corredor de Biodiversidade da Amazônia alcançou mais um marco importante: a implantação de 150 quintais agroflorestais, beneficiando diretamente 150 famílias e impactando mais de 500 pessoas nos estados do Pará e do Maranhão. As ações chegaram a comunidades de três municípios — Cidelândia (MA), Itinga do Maranhão (MA) e Ulianópolis (PA) —, territórios marcados pela forte presença da agricultura familiar.
Com essa etapa, foram implantados mais de 22.500 m² de agrofloresta, reforçando o compromisso do projeto com o desenvolvimento sustentável, a valorização da biodiversidade amazônica e o fortalecimento da geração de renda nas comunidades locais. Coma finalização das implantações, a produção estimada de alimentos foi de 4,9 toneladas de alimentos.
As agroflorestas são sistemas que integram árvores, cultivos agrícolas e espécies nativas, e que atuam como pequenos ecossistemas produtivos, regenerando o solo, aumentando a fertilidade natural e contribuindo para a preservação da biodiversidade. Além de ampliar a cobertura vegetal e promover o uso sustentável do solo, os quintais agroflorestais também garantem segurança e soberania alimentar às famílias.
“Não foi fácil chegar até esse ponto das agroflorestas, mas conseguimos”, relembra o agricultor Adão Silva Chaves, da Agrovila Ipanema, em Itinga do Maranhão (MA). Para ele, o quintal agroflorestal significa alimento diário e, também a possibilidade de geração de renda. “Além de incentivar as pessoas a plantar e ampliar, o quintal agroflorestal serve para a agricultura familiar como uma base fundamental. Aqui vai ter o alimento para casa e daqui a uns dias, além de comer, vai dar para vender também”, complementa o participante do projeto.
O Projeto é uma parceria entre Suzano e Sofidel, com apoio da Amazônia Onlus, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como parceiro implementador. A iniciativa visa gerar renda por meio do fortalecimento e desenvolvimento dos arranjos produtivos no entorno do Corredor de Biodiversidade da Amazônia.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com mais de 100 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: www.suzano.com.br
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.