Virada Sustentável
O maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável , integra a programação paralela da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima de 2025 (COP30) , em Belém (PA), com duas instalações artísticas de impacto, Eggcident , do artista holandês Henk Hofstra, e A Onda , de Eduardo Baum, obras que marcam os 15 anos de existência do festival, em um convite à reflexão sobre a crise climática, aproximando o tema do cotidiano. As duas instalações, que já passaram pelo Rio de Janeiro e por São Paulo, ficarão expostas na capital paraense até 21 de novembro.
A obra Eggcident apresenta ovos gigantes fritando ao sol, imagem que traduz o aquecimento global e a urgência de se mudar hábitos e reduzir emissões. A obra, montada no Boulevard da Gastronomia , ganha novo sentido na Amazônia – um lembrete de que o problema climático não é distante, e ameaça diretamente a floresta amazônica, peça-chave no equilíbrio do clima global.
Já A Onda está instalada no Complexo Turístico Ver-o-Rio . Feita com cerca de 30 mil peças plásticas coletadas em cooperativas de reciclagem, a obra forma uma imponente massa azul em movimento. A Onda denuncia o impacto do descarte irregular de plásticos nos rios e oceanos, chamando atenção para a necessidade de fortalecer a economia circular.
As instalações artísticas são projetos viabilizados pelo Ministério da Cultura. A obra A Onda é oferecida pela Accor, por meio da rede Novotel, e Eggcident tem oferecimento da Embaixada e dos Consulados dos Países Baixos no Brasil.
A agenda cultural, durante as discussões da COP30, reafirma o propósito da VS promover conversas e experiências criativas e transformadoras para aproximar o público de temas como mudanças climáticas, consumo consciente e biodiversidade com uma mensagem (pro)positiva e transformadora acerca da sustentabilidade. Realizada em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, a VS significa também a construção de uma rede ativa de parceiros que contribuem com a propagação dessas mensagens, mobilizando territórios e a sociedade em prol de uma agenda cada vez mais consciente e conectada com as diferentes realidades sociais.
As informações detalhadas da programação em Belém serão divulgadas pelo site da Virada Sustentável, assim como no perfil oficial no Instagram, @viradasustentavel.
SERVIÇO:
Instalações artísticas
Eggcident, de Henk Hofstra
Período da Exposição: de 10 a 21 de novembro de 2025
Local: Boulevard da Gastronomia - Belém (PA)
A Onda, de Eduardo Baum
Período da Exposição: de 10 a 21 de novembro de 2025
Local: Complexo Turístico Ver-o-Rio - Belém (PA)
Virada Sustentável
A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade da América Latina. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. Tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.