A COP DOS RIOS
O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), concedeu à Companhia Docas do Pará a autorização para realizar a dragagem no Porto Organizado de Belém, incluindo os Terminais Petroquímico de Miramar e Portuário de Outeiro. Esta autorização é válida até 28 de junho de 2026.
A dragagem, que envolve a remoção de aproximadamente 6,5 milhões de metros cúbicos de material, faz parte da preparação de Belém para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro. O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, destacou a importância da obra como um legado duradouro para a infraestrutura da cidade.
"Essa obra permitirá que Belém receba embarcações de grande porte, como cruzeiros, facilitando a chegada de um grande número de participantes da COP", afirmou o secretário.
A Semas condicionou a autorização à apresentação de um estudo de caracterização geoquímica do material a ser dragado. A Companhia Docas do Pará deve cumprir uma série de requisitos, incluindo a apresentação de um cronograma detalhado das operações de dragagem, a definição da tecnologia a ser utilizada, e a implementação de planos de emergência.
Durante a dragagem, a Companhia deve adotar medidas preventivas para evitar erosão, poeira, ruídos e contaminação do solo e dos recursos hídricos. Além disso, apenas atividades secundárias devidamente licenciadas serão permitidas, e qualquer incidente ambiental deve ser comunicado imediatamente à Semas.
Uma simulação da dragagem foi realizada recentemente em São Paulo, com a participação de várias instituições, incluindo a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). Outro teste de simulação está programado para ocorrer no próximo domingo.
Rodolpho Zahluth Bastos, secretário-adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, enfatizou que as condicionantes estabelecidas garantem a qualidade e segurança do serviço, minimizando impactos ambientais. Ele destacou o compromisso do governo estadual com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental na execução de grandes projetos de infraestrutura, com todo o processo sendo monitorado e reportado à Secretaria Extraordinária para a COP 30 e ao Comitê Estadual da COP 30.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.