MEIO AMBIENTE
Na manhã de sexta-feira (21), o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Mauro O’de Almeida, participou do CNN Talks em São Paulo, promovido pela CNN Brasil. O evento discutiu como práticas sustentáveis podem impulsionar a inovação, gerar eficiência e abrir novas oportunidades de negócios. O’de Almeida apresentou os avanços do governo do Pará desde 2019 e os preparativos para a COP 30, que será realizada em Belém.
Durante o painel "A COP30 no Brasil", Mauro O’de Almeida destacou a bioeconomia e a restauração florestal como pilares de uma transição para um modelo econômico sustentável. Participaram do painel Valter Correia da Silva, secretário extraordinário para a COP 30 do governo federal, e Virginia Ribeiro, superintendente de Sustentabilidade da Sabesp.
O’de Almeida explicou que a política ambiental do Pará é baseada em três pilares: combate ao desmatamento, integridade do solo e restauração florestal. Ele mencionou a criação do Plano Estadual de Bioeconomia e o objetivo de apresentar um showcase na COP 30, perto da Região Metropolitana de Belém, para demonstrar as oportunidades econômicas da bioeconomia e da restauração florestal.
Além do Plano de Bioeconomia, outras iniciativas estratégicas do Pará incluem o Plano de Recuperação de Vegetação Nativa (PRVN-PA), o mercado de carbono por meio do Sistema Jurisdicional de REDD+, o Programa Regulariza Pará e o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
COP 30 como oportunidade
Em 2025, Belém será sede do maior evento mundial sobre meio ambiente e mudanças climáticas. Esta será uma oportunidade para mostrar as iniciativas verdes do Pará, que visam preservar o meio ambiente e gerar oportunidades econômicas por meio da bioeconomia.
"A COP 30 será um momento de reflexão global sobre questões ambientais e climáticas, destacando a necessidade de um desenvolvimento adequado da Amazônia por meio de uma economia verde e infraestrutura sustentável," afirmou O’de Almeida. Ele enfatizou a importância de incluir temas como bioeconomia, restauração florestal e mercado de carbono na agenda do evento, garantindo que as demandas das comunidades locais sejam ouvidas.
Valter Correia destacou que Belém se tornará uma vitrine global durante a COP 30, com impacto positivo das obras preparatórias e o legado deixado para a população. Ele mencionou a transformação da área ao redor do Porto Futuro II e o centro histórico próximo à Estação das Docas, que estão sendo revitalizados para fomentar o turismo na cidade.
O evento reforçou a importância de soluções baseadas na natureza para promover uma transformação econômica, social e ecológica no Pará e na Amazônia, ressaltando que a economia é tanto a fonte dos problemas quanto a chave para as soluções.
Com informações da Agência Pará.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.