MEIO AMBIENTE
Na quarta-feira (19), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) promoveu o “Encontro Jovens Pelo Clima/AP”, no Complexo Cidadão Zona Norte. O momento reuniu jovens estudantes, grupos sociais em favor do meio ambiente e representantes de órgãos públicos como o Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP) e a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Na pauta, temáticas ambientais com foco na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP-30), que ocorrerá em Belém/PA, em novembro de 2025.
O objetivo é engajar a juventude amapaense nas discussões sobre as mudanças climáticas e suas implicações globais e locais, além de fomentar a criação de propostas a serem apresentadas na COP-30. Foram abordados temas como a preservação dos ecossistemas amazônicos, energias renováveis, políticas públicas ambientais e o papel da educação na conscientização ambiental.
Clara Capiberibe, estudante de Ciências Ambientais da Unifap, expressou seu entusiasmo com a iniciativa. “Estamos aqui no Ministério Público pautando a COP-30, que vai acontecer aqui na Amazônia, e falando da participação da juventude nesse espaço e como que nós podemos propor ideias para pautar o Amapá nesse espaço também. Estou entusiasmada”, afirmou.
Herbert Emanuel, poeta e professor de Filosofia, também participou do evento e trouxe uma perspectiva reflexiva sobre o papel da sociedade na preservação do meio ambiente. “Esse encontro é o primeiro passo para reunir jovens interessados na questão climática, pois é uma urgência do planeta. Não podemos mais esperar, e se esperarmos, será tarde demais. Então é um movimento que iniciará a partir desse encontro com os jovens, para que a gente possa pensar em posições e propostas para a questão do aquecimento global e a preservação do planeta”, comentou.
Representantes do TCE-AP e da UNIFAP também contribuíram com palestras, oferecendo uma visão ampla e multidisciplinar sobre as temáticas. A participação de grupos sociais em favor do meio ambiente enriqueceu os debates, trazendo experiências práticas e sugestões concretas para a promoção da sustentabilidade no estado.
O Promotor de Justiça, Marcelo Moreira, ressaltou a relevância dessas articulações em favor de eventos dessa natureza. “No próximo ano teremos em Belém, no Pará, com subsede em Macapá, a realização da COP-30, em que se discute os rumos do mundo em relação as grandes alterações climáticas. O Amapá entra nesse clima de COP, com o Ministério Público junto a parceiros, sociedade civil e vários movimentos que já estão articulados e trabalhando nesse sentido, com a pauta de construirmos uma agenda comum e entrarmos nessa discussão para que a voz da Amazônia, a voz do Amapá, sejam levadas com justiça e efetividade até a COP”, finalizou.
O “Encontro Jovens Pelo Clima/AP” realça o compromisso do MP-AP em promover ações educativas e de conscientização sobre as mudanças climáticas, preparando a sociedade amapaense para uma participação ativa e informada na COP-30. Este evento é um passo importante para consolidar a colaboração entre jovens, instituições acadêmicas e órgãos públicos na busca por soluções ambientais sustentáveis.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.