Carnaval 2024

Carnaval do Amapá voltou a ser destaque nacional em 2024

O Grupo Especial integrou seis escolas que empreenderam uma disputa acirrada desde o momento que entraram na avenida do Sambódromo (Av Ivaldo Veras) de Macapá, até a disputa final ponto a ponto durante à apuração. Sob o tema “Carnaval 2024, Amapá 80 Anos!”, as escolas trouxeram em seu enredo e sambas, estórias que falaram do período território e estado, da cultura local, e da gente do Amapá. 

Brincantes das escolas de samba ocupam avenida do samba
em Sambódromo do Meio do Mundo em Macapá.

Em 14 de fevereiro recente as escolas de samba Império do Povo e Piratas da Batucada consagraram-se campeãs do Carnaval 2024, no Amapá, pelo Grupo Especial e pelo Grupo de Acesso o título ficou para escola de samba Império da Zona Norte, que passa a integrar o Grupo Especial no ano de 2025.

A disputa foi acirrada entre as escolas e a apuração das notas confirmou o empate entre elas, a Império do Povo e Piratas da Batucada. Tal condição ficou confirmada após decisão da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesap), que com base no regulamento confirmou a consagração de ambas as escolas ao título de campeãs do carnaval 2024.  Com a decisão, os foliões dos municípios de Santana e Macapá estenderam o período de carnaval e foram para as ruas comemorar o resultado.

Presidentes Wesley da Império do Povo e Alex, do Piratas da Batucada “Piratão”,
ambas escolas campeãs do Carnaval 2024 em Macapá.

A campeã Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo, conhecida como a ‘caçula’ entre as escolas, com 30 anos de existência, abriu o desfile na avenida Ivaldo Veras e garantiu a representatividade do município de Santana no Grupo Especial. A escola passou pela avenida do samba com 1,2 mil brincantes dispostos entre 13 alas e apresentou o enredo ‘A folia da Mãe de Deus da Piedade’, destacando a história de fé e resistência da comunidade de Igarapé do Lago.

Foto 3

Império do Povo de Santana se consagra campeã do carnaval 2024.

Império do Povo de Santana se consagra campeã do carnaval 2024.

De outro lado, a escola Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada’ que consagrou-se também campeã do carnaval 2024 e levou o tetracampeonato do carnaval amapaense, mesmo atravessando a avenida do samba sob chuva.  A escola da Zona Sul de Macapá (local de origem da agremiação) trouxe como enredo ‘Nas águas do tempo, mergulhei no coração, sou Piratão além da imaginação’.

Um dos carros da Escola de Samba Piratas da Batucada

A campeã do Grupo de Acesso, escola de samba Império da Zona Norte, conquistou o título contando a história de ‘Seu Mineiro’, homem trabalhador e humilde, considerado um dos pioneiros do município de Tartarugalzinho.

O fato é que o carnaval do meio do mundo, em Macapá-AP, foi um sucesso e promoveu um belo espetáculo. Um total de seis escolas do Grupo Especial – Império do Povo, Maracatu da Favela, Piratas Estilizados, Piratas da Batucada, Boêmios do Laguinho e Unidos do Buritizal -, e mais quatro escolas que integraram o grupo de Acesso – Solidariedade, Embaixada do Samba, Império da Zona Norte e Emissários da Cegonha- fizeram a alegria de quem reside e quem esteve em visita à cidade de Macapá neste mês de fevereiro durante o período carnavalesco.

Secretária de Cultura do Amapá, Clícia Di Micelli, prestigiando o carnaval 2024.

 A saudade do carnaval e o baixo custo para acesso ao desfile das escolas de samba garantiram a participação popular que pode ser vista com a lotação das arquibancadas e camarotes espalhados pelo Sambódromo.

Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba-Liesap, Jocildo Lemos, o carnaval amapaense se ajuda e se complementa ao longo de sua história.  Com o advento da pandemia tudo parou. Entretanto, desde 2023, ano que iniciou-se a retomada dos eventos culturais, e o carnaval voltou a movimentar a cidade e às comunidades que atuaram de forma colaborativa e em favor da reconstrução da cultura carnavalesca.

A realização do evento neste ano, cujo planejamento teve início ao fim da prestação de contas do carnaval do ano anterior, em 2023, foi resultado de intenso trabalho. De lá para cá, Jocildo Lemos, presidente da  Liesap ressaltou que foi uma construção conjunta; uma experiência participativa de base comunitária, que contou com o envolvimento e união das agremiações carnavalescas para garantir o resgate do carnaval do meio do mundo considerado, por muitos, destaque entre os carnavais do Brasil.

Para Lemos, conseguir estabelecer uma unidade com os presidentes das escolas de samba foi fator essencial para se atingir os objetivos do carnaval. “O carnaval é uma brincadeira séria, que envolve disputa, concorrência ordeira, movimentação social, aquecimento da economia e muita responsabilidade”, declarou o presidente.

“Não basta apenas estar na diretoria da Liga. Tivemos uma aproximação que se fez essencial junto as comunidades e essa determinação traduziu a beleza e o sucesso do carnaval 2024 que culminou com o resultado de três escolas campeãs do Grupo Especial e Grupo de Acesso”, acrescentou Jocildo Lemos, se dizendo satisfeito com o trabalho.

Lemos ressaltou ainda que a palavra credibilidade sintetizou o trabalho da Liga Independente das Escolas de Samba. “Prestamos um bom serviço. O trabalho passou pela busca por incentivos e a parceria pública e a privada se consumou. Nos mantivemos comprometidos com nossos parceiros e patrocinadores. Nos empenhamos em fazer bem para contar com a participação e recepção da população e dos visitantes que se encontraram em Macapá”, afirmou o presidente da Liesap.

O carnaval de 2024 teve apoio institucional e contou com investimentos do Governo do Amapá, por meio do governador Clécio Vieira, e apoio do senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre. Segundo o presidente da Liesap, um investimento de aproximadamente 6 milhões foi garantido para atender a cultura popular no período carnavalesco e as escolas de samba.

Juntos pelo Carnaval 2024, ano que Macapá completa 266 anos.Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá e esposa Liana Alcolumbre (a dir); à esquerda o Governador do Estado do Amapá, Clécio Luís Vieira e esposa Priscila e ao centro presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá- Liesap.

O investimento no carnaval movimentou significativamente o turismo e a economia local e segundo levantamento da secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo um quantitativo de 174 pequenos e médios empreendedores faturaram mais de 500 mil reais e contribuíram com a geração de 522 postos de trabalho indiretos. A secretaria em questão considerou os cadastrados que atuaram nas cercanias do local onde foi realizado o Carnaval do Povo e o desfile das escolas de samba no Sambódromo de Macapá.

No período que antecedeu ao desfile das escolas de samba, a presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do estado do Pará – Febtur PA, Christina Hayne, esteve em Macapá –AP e acompanhou o carnaval do Povo, ensaios técnicos, a visita da Corte do Carnaval que reuniu a Executiva da Liga das Escolas de Samba juntamente com os apoiadores em visita aos barracões e as quadras carnavalescas e o desfile das escolas de samba. Na ocasião, Hayne presenciou a retomada e o fortalecimento do turismo no Estado.

Por Christina Hayne /Febtur PA
Fotos: Márcia do Carmo/Febtur AP
(Com apoio da Sec. Comunicação do Governo do Estado do Amapá- Secom/GEA)


Tags

Amazônia Carnaval 2024

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder