CLIMA E SUSTENTABILIDADE
Os Diálogos Amazônicos começaram nesta sexta-feira, 04, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém do Pará, reunindo povos amazônidas para uma ampla discussão sobre os desafios e potencialidades da região. O evento, resultado de uma colaboração entre a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério das Relações Exteriores, conta com cinco plenárias-síntese, cada uma com a participação de 3 mil pessoas. As conclusões desses debates serão usadas para gerar relatórios que orientarão a Cúpula da Amazônia, agendada para os próximos dias 8 e 9 de agosto.
Durante essa grande convenção, estão sendo abordados temas como a mudança climática, a inclusão dos povos indígenas, a agroecologia, os trabalhadores florestais e o combate ao garimpo ilegal. "Os Diálogos Amazônicos são uma oportunidade para os movimentos sociais dos países amazônicos expressarem suas perspectivas sobre os problemas e potencialidades da floresta", aponta Márcio Macêdo, ministro da Secretaria-Geral da Presidência.
Espera-se que até o final do evento, cerca de 10 mil pessoas marquem presença no Hangar. Uma oportunidade para a exploração de tópicos como direitos das mulheres na Panamazônia, saúde, segurança alimentar, inovação científica, mudanças climáticas e sociobioeconomias regionais. "Os resultados desses diálogos moldarão políticas públicas visando o desenvolvimento sustentável da região. Além disso, teremos uma política de encontros permanentes desse tipo a partir de agora no coração da Amazônia. A COP-30 já começou", declarou o Ministro das Cidades, Jader Filho.
Quem também esteve presente no primeiro dia de Diálogos Amazônicos foi a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. "Estamos certos de que essa iniciativa de ouvir os povos da floresta é um marco histórico e que com os povos amazônidas sendo ouvidos as políticas públicas tendem a chegar com mais força até eles", afirmou a ministra, apontando para um futuro promissor para a Amazônia antes, durante e depois da COP-30, que será realizada em 2025 na capital paraense com a presença de autoridades de todo o planeta.
SAÚDE EM PAUTA NO SEGUNDO DIA DE EVENTO
Uma das plenárias que mais chama a atenção é a programada para o dia 5 de agosto (sábado) que abordar o tema “Saúde, soberania e segurança alimentar e nutricional na região amazônica: ações emergenciais e políticas estruturantes”, Esse diabete está programado para ser realizado entre 9h e 12h.
Ainda no sábado, no início da tarde será a vez da realização de uma plenária transversal sobre juventudes (entre 13h e 16h). “Como pensar a Amazônia para o futuro a partir da ciência, tecnologia, inovação e pesquisa acadêmica e transição energética” será o tema do debate da terceira plenária-síntese, que será realizada entre 17 e 20h.
FECHANDO O EVENTO COM MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM PAUTA
Já no domingo, 6, último dia dos Diálogos Amazônicos, será a vez da “Mudança do clima, agroecologia e as sociobioeconomias da Amazônia: manejo sustentável e os novos modelos de produção para o desenvolvimento regional” entrar na pauta da quarta plenária-síntese, entre 9h e 12h. A plenária transversal do dia, de 13h às 16h. tratará sobre as “Amazônias Negras e: Racismo Ambiental, Povos e Comunidades Tradicionais”. Encerrando o evento, a quinta e última plenária-síntese vai debater a inclusão dos povos indígenas. A plenária, entre 17 e 20h, finalizará toda a programação dos Diálogos.
CÚPULA DA AMAZÔNIA
A partir de tudo o que for discutido nos Diálogos Amazônicos, especialmente nas plenárias-síntese, serão produzidos cinco relatórios que serão entregues aos presidentes dos países presentes à Cúpula da Amazônia, programada para os dias 8 e 9, e poderão orientar a implantação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável de toda a região.
O encontro vai reunir, além do presidente brasileiro, chefes de Estado de Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O presidente da França, Emmanuel Macron, a convite do Itamaraty, também confirmou presença no evento.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.