Música
A Hydro firmou parceria com o Coro Carlos Gomes, que completará 25 anos de atividades, em junho deste ano. Esta é a primeira vez que o setor privado patrocina o Coro Carlos Gomes, o que vai permitir a ampliação de suas atividades para municípios paraenses onde a Hydro atua, como Barcarena e Paragominas. Ontem (15/01), o grupo musical se apresentou no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em evento inicial de celebração do patrocínio e em comemoração aos 404 anos de Belém. No repertório, músicas brasileiras e paraenses, de Pixinguinha e Chico Buarque a Dona Onete e bregas do estado.
Além do Coro, a programação contou com uma exposição de 16 fotos da cidade, sendo oito do fotógrafo paraense Luiz Braga e oito do acervo da Biblioteca Pública Arthur Vianna, compiladas pela historiadora Marina Hungria Nobre. “Temos buscado ser cada vez mais presentes nas localidades onde a Hydro atua. E, por meio de patrocínios culturais, pretendemos promover um impacto positivo nesses municípios. Sabemos que a música é um importante instrumento de desenvolvimento e, por isso, temos a enorme satisfação em apoiar esse renomado grupo musical paraense”, afirmou Alessandra Fonseca, diretora de Comunicação da Hydro.
A maestrina Maria Antonia Jimenez comentou que o Coro se manteve por 25 anos, ininterruptos e consecutivos, valorizando a musicalidade das pessoas do Pará. “A parceria com a Hydro está sendo muito importante para o Coro, porque nos proporciona a oportunidade de nos apresentarmos no interior do estado. Será muito bom poder difundir o nosso trabalho em cidades que ainda não estivemos. Recebemos esse patrocínio de braços abertos, porque ter o apoio de uma empresa como a Hydro para executarmos as nossas programações ao longo do ano, com mais respaldo e infraestrutura, é muito importante para o Coro”, ressaltou.
O patrocínio representa um marco na estratégia de comunicação da Hydro. Além do Coro, a Hydro também patrocina a Camerata Laranjeiras, orquestra com atuação no Rio de Janeiro que integra jovens de diferentes contextos sociais através da música.
Fomento à cultura – O grupo musical tem como principal objetivo fomentar a música coral erudita, regional e popular no Estado. Para isso, executa diversas atividades na área da música, contemplando os aspirantes à profissão das artes musicais e oriundos dos cursos de formação proporcionados pelo instituto. Composto por 22 membros, atualmente, entre alunos e ex-alunos do Conservatório Carlos Gomes, ao longo de quase 25 anos de atividade, o Coro obteve reconhecimento nacional e internacional.
O portfólio artístico do grupo é composto de três discos próprios e participações em várias gravações de artistas paraenses. Os discos já gravados são: O “Belo”, “O Cantochão dos Mercedários do Grão-Pará” e “Cantares”. Em 2010, surpreendeu o público com a estreia mundial e registro fonográfico da Obra “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”. Seu repertório é eclético, abrangendo todos os estilos da música coral erudita, tanto à capela quanto sinfônico coral, e interpretando música popular, folclórica e contemporânea.
O Coro é regido pela maestrina Maria Antonia Jimenez, natural de Santiago, em Cuba. Ela é formada em regência coral no Conservatório Estatal de São Petersburgo “Rimsky Kórsakov”, na Rússia, onde concluiu o mestrado.
Sobre a Hydro - A Hydro é uma empresa global de alumínio com produção, vendas e atividades comerciais em toda a cadeia produtiva, da lavra de bauxita, refino de alumina, geração de energia até a produção de alumínio primário, produtos laminados, extrudados e reciclagem. A empresa conta com 36.200 empregados envolvidos em atividades em 40 países. A companhia tem mais de um século de experiência na produção de energias renováveis, desenvolvimento de tecnologia e parcerias acadêmicas, sempre reforçando seu comprometimento com os clientes e com as comunidades com as quais se relaciona.
No Brasil, a Hydro possui a cadeia do alumínio totalmente verticalizada e seus ativos são totalmente integrados, agregando valor desde a mineração de bauxita até a elaboração de produtos acabados de alumínio. No Pará, a companhia conta com operações que incluem a mina de bauxita da Mineração Paragominas; a maior refinaria de alumina do mundo, a Alunorte, localizada em Barcarena; participação com 51% das ações na Albras, fábrica de alumínio também localizada em Barcarena; e unidades de extrudados e tubos de precisão instalada em Itu, São Paulo e Santa Catarina. A Hydro ainda conta com participação acionária de 5% na Mineração Rio do Norte, uma das maiores minas de bauxita do mundo, localizada no Pará.
Tags
Barcarena carlos gomes cultura hydro Música Paragominas
Relacionadas
-
Cultura
Bilheteria do Festival de Ópera do Theatro da Paz reabre nesta segunda-feira (1º)
-
Cultura
Alter do Chão espera mais de 100 mil pessoas para a Festa do Çairé
-
Cultura
Fundação Curro Velho desenvolve o olhar artístico dos alunos com visita monitorada
-
Cultura
Estação das Docas é palco de samba, choro e folclore paraense
Música de qualidade gratuita durante três dias em um dos principais pontos turísticos de Belém. Foi assim a primeira parte da programação do projeto Música na Orla 2014. Durante os dias 22 a 24 de ago... -
Vitrine
Fundação Curro Velho participa da Feira Mundial de Artesanato
-
Arte
Alunos participam de pesquisa artística na Vila da Barca
-
Cultura
Lábia Cultural apresenta espetáculo teatral na Estação das Docas
-
Semifinal entre Brasil e Alemanha é a pedida da Estação no dia 8
-
Cultura
Luê retorna à capital paraense com show no Margarida Schivasappa
-
Alunos da Escola Estadual "Maroja Neto" apresentam experiência política na Feira do Livro
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.