Mudanças climáticas
Em um vídeo exibido durante a abertura do Fórum Clima Subnacional 2019, realizado na quinta-feira (25), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o governador do Pará, Helder Barbalho, destacou a importância de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da economia, mas que garantam a sustentabilidade do meio ambiente.
“É uma grande satisfação o Estado do Pará participar desse evento, onde os debates são absolutamente estratégicos para o nosso País e para o mundo. Reafirmamos o nosso compromisso de trabalhar a economia sustentável, valorizando as atividades da floresta, e mantendo as do campo e da floresta, e que as mesmas possam estar equilibradas com o meio ambiente. Assim vamos garantir um futuro melhor para as próximas gerações”, frisou o governador.
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mauro Ó de Almeida, representou o Pará no evento. Segundo ele, “há pessoas que negam as mudanças climáticas, e há pessoas que entendem que elas já se instalaram, e precisamos nos adaptar a elas. Independentemente disso, o tema e os debates sobre mudanças climáticas estão presentes no mundo, e eles não mais serão eliminados. O Estado do Pará, instituindo o Fórum Estadual sobre Mudança do Clima, estará se inserindo no debate institucionalmente, fazendo com que países, instituições e, sobretudo, investidores, tenham uma olhar de respeito para com o Pará, contribuindo para que o Estado possa favorecer um ambiente de negócios com um olhar para o desenvolvimento sustentável”.
Representatividade - O Fórum Permanente de Mudanças Climáticas contará com representantes de diversos setores sociais. Juntos, poder público, universidades, instituições científicas e de pesquisas públicas, setor produtivo, comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas, dentre outros segmentos, cada um sob a sua perspectiva, vão contribuir para a elaboração de uma Política Estadual de Mudanças Climáticas.
“Ao longo dos anos, programas e ações, como fomentar a agricultura de baixo carbono (programa ABC) e pecuária de uso intensivo, foram realizados no território paraense, porém precisam estar articulados dentro de uma Política Estadual de Mudanças Climáticas, que estabeleça um verdadeiro pacto entre o setor público, setor produtivo e a sociedade paraense”, ressaltou Lilian Haber, secretária adjunta de Gestão de Recursos Hídricos e Clima da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
O Fórum Clima Subnacional 2019 tem a missão de abordar o papel da ação climática, sob a ótica dos estados brasileiros, e avaliar onde estamos, global e nacionalmente, em relação ao tema da adaptação e da mitigação das mudanças climáticas no início de 2019.
Tags
Economia SEMAS sustentabilidade
Relacionadas
-
Recursos Hídricos
Consultas públicas para elaboração de Plano encerram em Belém
-
Articulação
Ações de fomento aos Arranjos Produtivos Locais são discutidas na Sedeme
-
Transparência
Santarém sedia segunda consulta pública para o Plano de Recursos Hídricos
-
CredCidadão
Estado entrega mais de R$ 260 mil em microcrédito para empreendedoras
-
Serviços essenciais
Conselho aprova licença ambiental emergencial em calamidade pública
-
Meio Ambiente
Semas conclui vistoria em barragens de mineradora em Paragominas
-
Meio Ambiente
Fórum pede integração com o Estado nas questões ambientais
-
Sustentabilidade
Conselhos estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos iniciam as ações de 2019
-
Previsão do tempo
Fim de semana será de dias chuvosos e maré alta no Pará
-
Tucuruí
Fiscalização apreende mais de 5 toneladas de pescado
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.