Estado e prefeituras
As águas do Igarapé Braço do Antero, no município de Capitão Poço, no nordeste do Pará, já voltaram à tonalidade normal depois de um trecho apresentar uma coloração esbranquiçada. A situação chamou a atenção dos moradores, e amostras de água foram coletadas pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e encaminhadas para análise. Somente após o exame das amostras será possível apontar a causa da mudança na coloração da água. A rapidez com que o órgão gestor municipal de meio ambiente agiu foi importante para identificar o problema.
"Encaminhamos os técnicos para onde aconteceu o fato, avaliamos a situação e ouvimos a população, além de fazer a coleta da água para dar início ao processo de apuração do ocorrido", informou o secretário municipal de Meio Ambiente de Capitão Poço, Sebastião Alves.
Uma equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) já esteve em Capitão Poço, acompanhando a situação e apoiando as ações realizadas pela Prefeitura. “É elogiável a atuação da Secretaria de Meio Ambiente de Capitão Poço. O órgão agiu rapidamente, coletando amostras da água, bem como do produto despejado no igarapé, para análise. Buscou ainda interlocução com diversos órgãos para avaliar a situação, de forma imediata. O caso demonstra que a atuação do órgão local é de suma importância no sentido de conferir maior amplitude à gestão ambiental. Mostra, ainda, interação entre órgãos, seu dever de cooperação em prol da sociedade”, avaliou Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto de Estado de Meio Ambiente.
Eficiência - A estruturação das secretarias de Meio Ambiente possibilitam ações efetivas de fiscalização e controle ambiental, não apenas no episódio em Capitão Poço, mas no caso recente de apreensão de cerca de 5 mil caranguejos durante o período de defeso, ocorrido antes do Carnaval. Os crustáceos foram capturados em várias cidades do nordeste paraense. O apoio das secretarias municipais foi primordial para o êxito das ações.
Outro exemplo de atuação eficiente é da Secretaria de Meio Ambiente de Barcarena. Durante o período chuvoso, as marés mais elevadas carregam grande quantidade de sedimentos que podem modificar a coloração das águas. A atenção das secretarias nesse momento é com o diagnóstico de possíveis resíduos do polo industrial instalado no município.
Para o presidente do Fórum de Secretarias Municipais de Meio Ambiente do Pará, Oscar Peixoto, atual secretário Municipal de Meio Ambiente de Bonito, a relação entre os municípios e o Estado é vital para o sucesso das ações. "Tem muitas coisas que são de responsabilidade do Estado que os municípios podem cuidar. Mas sem o apoio do Estado seria difícil agir", destacou o secretário de Bonito, município da região nordeste.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.