Theatro da Paz
Neste domingo (10), às 19 h, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresentará a primeira das nove sinfonias de Beethoven, com regência do maestro titular Miguel Campos Neto. O evento terá ainda a participação especial do pianista Fernando Calixto, como solista do “Concerto para piano n. 2”, do compositor polonês-francês Frederic Chopin. A realização é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com a Academia Paraense de Música (APM) e apoio da Fundação Amazônica de Música (FAM). A entrada é gratuita.
A Orquestra, que abriu a temporada 2019 no interior do Estado, volta ao palco do Theatro da Paz para receber o pianista mineiro em sua primeira apresentação em Belém. O músico é doutor com excelência em Piano Performance, pelo Conservatório Estatal N. A. Rimsky Korsako, de São Petersburgo (Rússia), uma das mais tradicionais instituições de ensino do planeta, e o primeiro conservatório aberto na Rússia. Fernando Calixto mantém atividade como solista e camerista, apresentando-se por países da América do Sul e Europa, como Brasil, Equador, Chile, Rússia, Itália e Hungria.
Sobre o “Concerto para piano n. 2”, Fernando conta que é a primeira vez que vai executá-lo com orquestra. “É uma obra que sempre tocou meu coração. Lembro-me de escutá-la ainda garoto diversas vezes, quando ganhei de meu pai uma fita VHS com algumas peças de Chopin, dentre elas o Concerto número 2. Então, é uma alegria muito grande estreá-la em um teatro tão bonito, e com a OSTP, uma orquestra que vem ganhando tantos prêmios. E também por ser de Chopin, compositor a quem muitas vezes dediquei recitais solo inteiros à sua obra", acrescenta.
Obra atemporal - Fernando Calixto destaca também que a principal tarefa nas obras de Chopin, não somente neste concerto, é extrair do piano uma sonoridade rica de grande projeção, mas dentro do caráter romântico do século XIX. "A importância, especificamente neste concerto, é de que o solista escute a orquestra, para que possa com ela dialogar. Além disso, ela é atemporal. Sua beleza e poesia têm caminho direto até os ouvidos e o coração do público", afirma.
Já a primeira sinfonia de Beethoven é o reflexo da sua formação orquestral, com influência direta de Wolfgang Amadeus Mozart e Franz Joseph Haydn. É uma orquestra com oito madeiras (duas flautas, dois oboés, dois clarinetes e dois fagotes), quatro metais (duas trompas e dois trompetes), tímpanos e uma pequena seção de cordas com primeiros, segundos violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Foi composta em Viena (Áustria), entre os anos 1799 e 1800.
Programa
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sinfonia n. 1, em Dó Maior, Op. 21
Frederic Chopin (1810-1849)
Concerto para piano n. 2, em Fá Bemol, Op. 21
Solista: Fernando Calixto
Serviço: A Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) apresenta obras de Beethoven e Chopin no Theatro da Paz, neste domingo (10), às 19 h. A entrada é franca, e os ingressos estão disponíveis desde sábado (09), na bilheteria do Theatro da Paz e no site www.ticketfacil.com.br. A retirada é limitada a dois ingressos por pessoa, com taxa de conveniência do site a R$ 2,00 por ingresso.
Tags
cultura Música SECULT theatro da paz
Relacionadas
-
Cultura
Festival Pan-Amazônico de Cinema vai debater gênero, meio ambiente e movimentos sociais
Após sete anos de pausa desde sua última edição, realizada em 2012, o Festival Pan-Amazônico de Cinema 2019 (Amazônia DOC), terá sua 5ª edição a partir da quinta-feira (30), com programação até 7 de j... -
Cultura e ciência
Planetário participa da 17ª Semana de Museus com ampla programação
-
Tradições
Semana de Museus no Pará evidencia o universo simbólico e cultural dos rios
-
Cultura
OSTP apresenta concerto da Série de Câmara no Theatro da Paz
-
Acervo
Arquivo Público do Pará completa 118 anos de história e memória
-
Concerto
Amazônia Jazz Band faz apresentação especial no Teatro Da Paz
-
Erudito
OSTP realiza concerto "Grandes Mulheres" no Margarida Schivasappa
-
Reconhecimento
Seaster encerra Semana do Artesão com serviços de cidadania
-
Dia do Artesão
Estado apoia projeto de lei que beneficia o artesanato paraense
-
Cultura e liberdade
Secult leva arte a vários espaços para celebrar a luta da mulher
Março chegou, e com ele as programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher – 8 de Março. A fim de fortalecer o movimento de mulheres, principalmente no âmbito do empreendedorismo, o Governo do Pa...
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.