TAC
O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O'de Almeida, em conjunto com a equipe do órgão, fez uma visita técnica nesta sexta-feira (8) à mineradora Hydro, em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém. O objetivo foi verificar in loco se a empresa está cumprindo as cláusulas previstas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
"Foi um encontro esclarecedor. A ideia era que a gente pudesse se informar sobre as atividades que o empreendimento exerce e sobre as técnicas de prevenção. Nesse sentido houve uma boa transferência de informação", avaliou.
O TAC foi assinado em setembro do ano passado, entre a empresa e o Ministério Publico do Estado (MPE), Ministério Publico Federal (MPF), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Semas. No documento, são listadas as obrigações que a mineradora precisaria cumprir após o incidente no período chuvoso nos dias 16 e 17 de fevereiro do ano passado.
No total, existem 34 cláusulas no Termo. Dessas, 19 ainda estão no prazo para serem cumpridas. A mineradora já apresentou à Semas os documentos que apontam a conclusão dos outros 14 pontos e o órgão ainda avalia se as ações foram realizadas de forma satisfatória.
Uma das medidas tomadas foi o monitoramento on-line. Na semana passada, 31 novas câmeras foram instaladas para a observação em tempo real do nível das bacias da empresa, totalizando 39 equipamentos, mas o posicionamento de algumas câmeras foi questionado durante visita desta sexta.
"Nós tivemos uma conversa aberta sobre a necessidade de cumprimento do TAC em todas as suas cláusulas. E a necessidade que elas [cláusula] sejam cumpridas de formas técnicas conforme o determinado", ponderou, Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto da Semas.
Atualmente, a mineradora envia a Semas relatórios diários sobre o nível das bacias de rejeitos.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.