Primeiro, o que podemos pensar acerca da inteligência artificial no uso dos processos de aprendizagem?
Educar um indivíduo é um processo humano complexo, influenciado por contextos históricos, culturais, ambientais, sociais e econômicos. A Inteligência Artificial é um processo heurístico de aprender e propor soluções a partir da identificação de padrões em uma base de dados utilizando-se de métodos matemáticos.
Como se deu o caminho percorrido pelo homem até o estado evolutivo onde se discute a inteligência artificial como um ponto de debate?
Os saltos evolutivos do ser humano ocorreram quando a sua capacidade cognitiva foi capaz de criar soluções complexas, que têm na estruturação da linguagem seu ponto de inflexão. A partir deste ponto, nossa memória passou a ser compartilhada e acumulada em um movimento contínuo e crescente, partindo dos primeiros registros nas pinturas rupestres até atingirmos o volume colossal de dados armazenados em servidores distribuídos pelo mundo, no conceito atual de nuvem.
Onde entram as crianças nessa discussão?
O domínio da linguagem pela criança é o ponto de partida do processo educativo. A forma pela qual a criança constrói as bases de sua linguagem é pela imitação, observando o que acontece no seu entorno através da interação com o meio e seus sentidos. Sua capacidade cognitiva promove o registro na memória a partir dos estímulos e da predisposição genética herdada de seus pais, na forma de sinapses neuronais no cérebro. Como um dos resultados desse processo de aprendizagem contínua, o indivíduo desenvolve a consciência de si e do mundo.
A realidade distópica dos filmes, onde a inteligência artificial se sobrepõe aos interesses humanos, com andróides super inteligentes circulando por aí já é uma preocupação?
Os processos de aprendizagem de Inteligência Artificial ainda não são capazes de desenvolver consciência de si e do mundo. Eles reproduzem os vieses humanos impregnados nos dados coletados e armazenados e nos algoritmos desenvolvidos pelos humanos.
Então, como utilizar, de fato, a inteligência artificial como ferramenta de aprendizagem?
As tecnologias da Inteligência Artificial aplicadas à educação serão capazes de identificar padrões em cada fase da aprendizagem, auxiliando o aprendiz, o professor e as instituições na execução e na avaliação, identificando comportamentos fora dos padrões esperados e propondo caminhos possíveis para alcançar o desenvolvimento desejado. E isso é fantástico!
Onde estaria um ponto problemático nesse debate?
Precisamos estar atentos aos vieses humanos que influenciam a definição dos padrões desejados, mas isso sempre fez e fará parte do processo educativo: o fator humano.
Com informações da ascom da Estácio.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.